Ecwid.init();

Tu sabe como fazemos o Manejo do gado?

Você já deve ter ouvido falar em MANEJO, mas na prática, você sabe o que significa, para que serve e o quanto ele é importante na criação dos animais?

O Manejo, é um dos pontos fundamentais para resultado final desejado de um lote, seja na maciez ou no marmoreio, o cuidado com a qualidade da carne começa muito antes do que se imagina, além da parte genética, alguns processos precisam ser elaborados já nos primeiros dias de vida do Novilho. 
Dois pontos importantíssimos e que foram amplamente estudados são a Castração e o Desmame, eles são decisivos para que o animal se desenvolva bem e saudável, e que a carne possa ter níveis melhores de maciez e marmoreio.

A Castração tem que ser feita por profissionais qualificados e é preciso dar um tempo de recuperação ao animal, para que só depois seja feito o desmame, muitas fazendas fazem os dois processos quase juntos, isso acaba estressando muito o terneiro. Diversos estudos apontam que logo ao nascimento ou no máximo até a puberdade são a idade ideal para a realização, pois o estresse gerado é muito menor.

Já o Creep-Feeding vem se tornando cada vez mais usado no processo de Desmame, é algo simples onde o bezerro, ainda acompanhado da mãe, aprende a se alimentar sozinho, em um coxo mais baixo, na altura do animal e todo cercado, para que só o Novilho consiga entrar e se alimentar de forma autônoma, a vaca fica sempre perto mas ela se alimenta ao lado de fora. Assim o animal vai deixando aos poucos de mamar, sem gerar sofrimento para ambos.

Um terceiro ponto muito importante no momento do Manejo, é o aparte e carregamento do gado: geralmente realizado com uso de choque, cachorros e com certa violência, para agilizar o processo, causam um alto nível de estresse no animal.
Existem técnicas como uso de bandeirinhas e chocalhos que deixam o animal muito mais tranquilo, além do transporte, quanto menos o animal precisar andar em caminhão boiadeiro, melhor, pois a restrição de espaço e o calor, contribuem no estresse do animal.

Por conta desses e outros fatores, procuramos fazer parcerias com Fazendas próximas, tanto para que possamos monitorar essas práticas, como também, para que o percurso entre a fazenda até o Frigorífico, seja menor.
Por isso valorizamos muito quem é daqui, e seguimos na busca constante de melhorias que farão bem tanto para os animais, quanto para os produtores e para os consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×