Ecwid.init();

Entressafra + Inverno, desafios ao produtor!

Por aqui o dia amanheceu beeem friozinho, aí lembramos de te contar como nossos produtores se preparam para o Inverno no nosso estado, que é um dos mais fortes do país. Além do frio e umidade que castigam as pastagens,  nessa época temos a Entressafra das lavouras, que é o período do fim da colheita do milho e término das pastagens de verão, ou seja, a época mais difícil para se manter um lote gordo e bem alimentado.

Nas fazendas que a alimentação dos animais não é 100% GrassFed, tem-se todo um trabalho feito antes do inverno, na colheita do milho para a produção e armazenamento da silagem do milho, esse trabalho garante que os animais terão o alimento durante todo o inverno e que consumam os nutrientes  necessários para se ter um bom acabamento.

Nas fazendas que utilizam somente criação e finalização a pasto, se utilizam de outras manobras para driblar a pouca oferta de alimento, os produtores utilizam de dois métodos principais, o Pastejo Rotacionado e as Culturas de Cobertura.

  • Pastejo Rotacionado:

Essa técnica consiste em movimentar os animais, em um certo intervalo de tempo, de um campo para o outro, permitindo o crescimento e a recuperação das pastagens nativas utilizadas nesta época. Geralmente, as fazendas que trabalham dessa forma, já tem uma estrutura preparada para a rotação, campos divididos por cercas e alambrados. Isso evita o desgaste excessivo do solo e garante uma oferta contínua de alimento para o gado. Desde o começo do ano o pessoal vai reservando alguns campos para a Entressafra, garantido que o pasto esteja bem preparado para quando o gado for solto, também é comum plantarem Aveia e Capim Tifton nesses campos, para garantir o pasto verde pros animais.

  • Cultura de Cobertura:

O cultivo das culturas de cobertura é feito na lavoura após a colheita, como fonte de alimento para os animais e também para auxiliar na melhoria da qualidade do solo, aumentando a fertilidade e promovendo um ambiente favorável para o desenvolvimento das pastagens no período seguinte. Um bom exemplo para isso é a Fazenda Paraíso, de onde veio o lote dessa semana, por lá plantam Azevém e Trevo Branco como cultura de cobertura, juntos, são excelentes alimentos para o gado, garantindo muita proteína e reserva energética para os animais. Além de promoverem a fixação de nitrogênio e vários outros nutrientes importantes para o enriquecimento de solo.

Dessa forma, nossos produtores conseguem garantir lotes de muita qualidade para prepararmos os cortes que entregamos na tua mesa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×