Ecwid.init();

A importância e a função dos carimbos na carne.

Tu já deve ter recebido alguma das nossas carnes com uma marca de carimbo roxo na peça. Bueno, e sabe qual a função daquele carimbo?  Hoje vamos te explicar como funciona e pra que serve essa marcação que fazemos na carne.

Antes de falar das funções desse carimbo, temos que entender que existem dois tipos, um que é feito em partes específicas do boi, como Coxa, Costela, Contra Filé e na parte do Dianteiro, na Paleta. E um outro que é feito na parte do garrão do animal. Esses carimbos são feitos após o abate, quando a carne está sendo levada para a câmara de refrigeração. 

Os carimbos da Coxa, Costela, Contra-Filé e Dianteiro são realizados após a aprovação dos fiscais que acompanham todas as etapas do abate, a carcaça que contém aquele carimbo tem a garantia de que foi inspecionada e está apta para a desossa, isso garante que toda a carne que produzimos tenha procedência e atende todos os requisitos sanitários para o consumo. Esse não é removido após a desossa e acompanha os cortes até chegar na tua casa, por isso que em determinados cortes, tu vê aquela tinta roxa em formato de um selo circular.

O carimbo feito no garrão do animal, serve para um controle interno e marcação das carcaças dentro do frigorífico, pois no mesmo local que abatemos nossos lotes, também é abatido gado de outros produtores e são armazenados na mesma câmara de resfriamento, aí que entra a importância desse carimbo, ele garante que os bois não serão trocados após o abate, garantindo que os animais que compramos lá no pasto, sejam os mesmos que produzimos os cortes entregues na tua casa. 

Dúvida Frequente:
Uma pergunta que sempre recebemos é: “Recebi um corte carimbado, preciso remover o pedaço marcado?”
A resposta é não, os carimbos que usamos na marcação do gado é feito a base de Violeta Genciana, um corante extraído da Genciana, que é uma planta medicinal utilizada em vários tratamentos, além disso, o corante é diluído antes do uso, então não apresenta nenhum risco pra tua saúde, além de não ter cheiro e gosto.

Legal né?! Agora tu já entende de mais um assunto desse nosso mundo da produção de carne!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×