Ecwid.init();

História da raça Devon

Recentemente, começamos a trabalhar, aqui na PEDRAMOURA, com animais da raça Devon. Nesta publicação, vamos conhecer um pouco mais sobre sua história e algumas curiosidades!

Este gado é originário da Inglaterra, mais precisamente da região sudoeste do país, no condado da Devônia (Devon, em inglês). Alguns historiadores apontam que a raça teria surgido ainda no período Neolítico, com as migrações dos povos nômades; outros, dizem que foi com a ocupação dos Fenícios na Europa, cerca de 7 ou 8 mil anos atrás. Os primeiros escritos sobre a raça constam no ‘Livro de Registro Genealógico’, de 1850, feitos pelo fazendeiro Tanner Davy, com parâmetros desta linhagem de bovinos e sua criação por famílias do condado, listando informações que vinham desde o ano de 1700.

No Brasil, os primeiros animais chegaram no ano de 1906, desembarcando aqui, no Rio Grande do Sul, nas terras do estancieiro Joaquim Francisco de Assis Brasil.

Hoje, o Devon é criado no mundo todo, tendo como principais produtores os Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Brasil e Uruguai.

Ser uma raça tão antiga e presente em tantos lugares já nos indica o ponto forte do gado Devon: a fácil adaptação a diferentes climas e ambientes. Os animais têm pelagem avermelhada, pele pigmentada de amarelo-alaranjado, além de pigmentação escura nos olhos e no úbere. Estas características lhes proporcionam a capacidade de suportar frio e umidade, além de uma boa resistência, também, ao calor.

Os animais são de fácil manejo e geralmente dóceis, apresentando alta fertilidade e fêmeas com grande capacidade materna. Além disso, a raça possui elevado padrão de rendimento de carne: sua produção está entre as melhores do mundo, com excelente conversão alimentar, fibras delicadas e alto índice de marmoreio, encaixando-se na qualificação de carne premium.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×