Ecwid.init();

Pastagens de Inverno.

O inverno é a época do ano que mais dificulta a criação de gado aqui no nosso estado. Manter os animais gordos e bem nutridos nesses dias é essencial para o bem estar e para a saúde dos novilhos, o que influencia de forma direta no resultado final de cada corte. Para isso, é necessário o uso de algumas pastagens específicas dessa temporada, pastagens que nutrem muito bem o gado e que também resistam e cresçam no frio.

O trabalho já começa no Outono, época em que o solo é preparado e as pastagens de Inverno são cultivadas, as mais utilizadas pelas nossas fazendas são o Trevo – Branco, o Azevém, a Aveia e o Capim Tifton(Feno). Cada uma com suas características e notas de sabor que são passadas para a carne.

  • Trevo – Branco: 

O uso na finalização do gado promove um sabor herbáceo nos cortes. É muito utilizado junto do Azevém na Fazenda Paraíso, de São Chico.

  • Azevém:

Usado como suplementação para o Trevo Branco nas fazendas de cima da serra, o Azevém também é bem utilizado pelas fazendas parceiras de Rolante e Palmares do Sul. Esse alimento deixa um sabor mais leve nos cortes, mas promove um marmoreio muito especial.

  • Aveia:

A Aveia é mais utilizadas nas fazendas aqui de Rolante, é uma baita fonte de nutrientes e calorias que o gado necessita, principalmente no inverno. Na carne, deixa notas amanteigadas e lembra bastante o sabor da carne finalizada com silagem de milho.

  • Capim Tifton:

Essa pastagem é a mais versátil de todas, utilizada por várias de nossas fazendas e nessa época do ano é utilizada como feno, principalmente pelo pessoal da Fazenda Pangaré, pois mantem as características naturais do capim e lembra muito o sabor deixado pelo trevo.

DICA:
Os Novilhos dos nossos lotes de Inverno são sempre alimentados com a Pastagem Nativa da região e finalizados com algumas dessas pastagens de inverno, isso varia de acordo com cada lote e fazenda, sempre que tu quiser saber qual é a finalização usada no lote da semana, é só buscar o LOTE DA SEMANA no site, lá tu tem informações sobre a raça de gado do lote e também a alimentação dos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×